HOME QUEM SOMOS PROMOÇÕES NOVIDADES ATENDIMENTO
 
  Acessórios

  Artigos de montaria

  Bandeiras

  Bazar

  Boné

  Calçados

  Calçados Infantis

  Chapéus e Boinas

  Chimarrão

  Churrasco

  Esporas

  Jóias em ouro e prata

  Lenços

  Palas e Ponchos

  Promoção

  Saias

  Vestuário feminino

  Vestuário Infantil

  Vestuário Masculino

 


 
Voltar

 
12/02/2011
A cuia do mate!

O porongo foi uma das primeiras espécies domesticadas pelo homem. Planta de origem africana que se estabeleceu de forma honrosa entre as terras  americanas, as sementes viajaram através das águas do oceano Atlântico e estabeleceram-se na America.  Hoje a cultura ostenta parte da nossa tradição e sua importância vai muito além da nossa simbologia.

Usos da espécie:

Em nível mundial, a espécie assume inúmeras funções: Uso gastronômico (fruto e óleo vegetal das sementes), medicinal, ornamental, porta-enxerto, vasilhame, instrumento musical, artesanato, etc. Já no Rio Grande do Sul, seu cultivo é destinado á produção de cuias e de artesanato.

Municípios produtores: Frederico Westphalen, Vicente Dutra, Caiçara e Iraí, no entanto Santa Maria e Estrela também estão entre as cidades que produzem as cuias.

Aqui ficam algumas informações a respeito da cuia do mate, que o porongo então seja visto com mais apreço, e que sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra.

 

 Fonte: Ronda Gaúcha 2º Edição

 
 
  Horóscopo Gaudério Tchê!

  A cuia do mate!

 
 
Indique nosso site
para seus amigos
 
Copyright © 2017 - Todos os direitos reservados para Guapos & Cia - Webmail - sys MOSITE Agência Web | Criação de Sites Passo Fundo